20 de set. de 2024

ARCOS DE VALDEVEZ

Ciência Viva no Verão – Mais de 200 pessoas participaram   

  O verão está a chegar ao fim e com ele o programa Ciência Viva mais procurado da época estival- Ciência Viva no Verão 


Gastronomia molecular, Sunset Científico, Batbliz- À descoberta do Mundo dos morcegos, Noite Galática e Safari Noturno foram algumas das iniciativas - todas elas guiadas por cientistas, investigadores e especialistas

Foto: C.M.A. de V.


María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 O Centro Ciência Viva dos Arcos encerrou, no passado dia 14 de setembro, mais uma edição do programa Ciência Viva no verão, com a participação de mais de 200 pessoas, oriundas de todo o país.  

 Gastronomia molecular, Sunset Científico, Batbliz- À descoberta do Mundo dos morcegos, Noite Galática e Safari Noturno foram algumas das iniciativas - todas elas guiadas por cientistas, investigadores e especialistas. 

 A primeira dessas iniciativas foi a Gastronomia molecular, que decorreu no Largo do Eiró, em Soajo. Num laboratório de cozinha ao ar livre, os participantes experienciaram um cardápio com ciência, constituído por grilos, algas, fibras cítricas e grão de bico, que puderam degustar. 

 No Sunset Científico realizado no dia 1 de agosto estiveram presentes mais de 130 pessoas. Este evento contou com a presença do neurocientista Alexandre Castro Caldas, que nos falou da Ciência das Emoções, assim como contou com a presença da escritora e comunicadora, Fátima Lopes, que apresentou o livro “O Amor mora no andar de Cima”.  

 O BatBlitz -À descoberta dos morcegos no Rio Vez, realizado no dia 30 de agosto, foi dinamizado pela Biólogas Virgínia Duro e Carina Marques, para dar a conhecer a comunidade de morcegos no Rio Vez e alertar para a importância deste animal no ecossistema. Foi possível ver e ouvir os morcegos presentes no local, descobrindo alguns dos segredos e curiosidades destes animais, com a observação das redes de captura e de detetores de ultrassons, que permitem a identificação das espécies de morcegos. 

 No dia 7 de setembro, a Noite Galática reuniu um grupo significativo de pessoas, no parque de lazer/Baloiço de Penouços, que tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada ao céu, através de telescópios e aprender sobre constelações e planetas, com o astrónomo José Augusto Matos.  

 O programa Ciência Viva no verão 2024 terminou com um Safari noturno no Rio Vez, para conhecer e observar espécies noturnas de diferentes grupos da nossa fauna como mamíferos, aves e anfíbios, que coexistem nas margens do rio, assim como interpretar os seus vestígios.  

 Este programa, que decorreu ao longo dos meses julho, agosto e setembro, proporcionou um roteiro de conhecimento que permitiu às famílias usufruir da natureza e, ao mesmo tempo, adquirir novas aprendizagens, sempre acompanhados do olhar científico.

Ningún comentario:

Publicar un comentario