20 de maio de 2024

VILA NOVA DE CERVEIRA

Apresentação Pública da Conta de Cerveira - Joia Municipal 

Replica da Conta Suevo-Visigótica, séc. VI 

23 de maio, 18h00, Jardim do Solar dos Castros 

 



Irene Pinheiro / Vila Nova de Cerveira  

 O conceituado arqueólogo Carlos A. Brochado de Almeida descobriu, em 1985, uma Conta Suevo-Visigótica, do séc. VI, aquando das escavações no Aro Arqueológico de Lovelhe, Vila Nova de Cerveira.  

 Símbolo de estatuto social, a peça arqueológica original, pertencente ao espólio Municipal, tem 3cm de comprimento por 1.5cm de largura, com forma bitroncocónica. Decorada com fio de ouro de 1mm espessura, previamente batido sobre uma matriz, formando vários SS, a Conta pesa 8.5gr sendo 95% de ouro e o restante prata e ferro.    

 As Contas mais aproximadas que se conhecem a nível ibérico são duas de brincos enfiados um fio torso de ouro, uma procedente de Daganzo de Arribas (Madrid) depositada no Museu Nacional de Arqueologia Espanhol (séc. VI); e a outra proveniente de Torre Dondimen (Jean) e depositada no Museu Arqueológico de Barcelona (séc. VI).    

 Esta quinta-feira, dia 23 de maio, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apresenta, num ato público, uma réplica da Conta Suevo-Visigótica – Joia Municipal, e que será comercializada pelos ourives concelhios.

Ningún comentario:

Publicar un comentario