28 de abr. de 2017

CAMINHA

IGREJA MATRIZ DE CAMINHA ACOLHE CONCERTO SONS DO CAMINHO, COM “O BANDO DE SURUNYO”

Concerto vai decorrer amanhã, pelas 21H30

Igreja Matriz de Caminha
Foto: C.M.C.

Infogauda / Caminha

 A Igreja Matriz de Caminha vai acolher o concerto “Sons do Caminho”, com “O Bando de Surunyo”, no sábado, dia 29 de abril, pelas 21h30.   

 Este concerto é uma das ações integradas no projeto/candidatura “Valorização dos Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa”, que o Município de Caminha está a desenvolver. Recorda-se que a valorização do Caminho de Santiago – Caminho Português da Costa é uma das apostas da Câmara Municipal de Caminha. Nos próximos dois anos, Município vai investir 236.526,10 €, montante financiado em 85% pelo Norte 2020 (FEDER).  

 A candidatura “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa” tem como objetivos: a valorização e reconhecimento oficial do Caminho Português da Costa como itinerário de peregrinação e produto turístico; dinamizar o potencial cultural e turístico das peregrinações a Santiago de Compostela fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios abrangidos; contribuir para o desenvolvimento de produtos estratégicos para esta região que permitam complementar a oferta existente e ainda promover a colaboração intermunicipal materializada na conceção, gestão e implementação de um projeto de natureza cultural, ambiental e turística.  

 No sábado, em Caminha realiza-se uma das ações de valorização do Caminho de Santiago com a promoção do concerto a cargo de «O Bando de Surunyo».  

 “O Bando de Surunyo é um ensemble dedicado à interpretação da música do século XVII, com particular incidência sobre o primeiro barroco português. O Bando tem como núcleo um octeto vocal suportado por três instrumentistas de baixo contínuo (viola da gamba, viola de mão/guitarra barroca e baixão), ao qual se podem juntar mais músicos e também bailarinos. O nome do grupo é retirado do vilancico de negro Ai minino tam bonitio significando ‘bando de estorninhos’. O Bando de Surunyo nasce como resultado do trabalho realizado em duas prestigiadas instituições portuguesas de ensino superior: a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto - no âmbito do Sesquialtera, concerto renascentista e seiscentista do Curso de Música Antiga - e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde decorre presentemente um intenso trabalho de estudo das fontes manuscritas portuguesas existentes da Biblioteca Geral dessa mesma universidade.” (in http://www.festivalguitarralagoa.pt/bando-do-surunyo-pt.php)

Ningún comentario:

Publicar un comentario