Uma comunidade mais justa e inclusiva: Município celebra o Dia da Igualdade e Não Discriminação
María Joâo Brito / Arcos de Valdevez
O Município de Arcos de Valdevez assinalou o Dia Municipal para a Igualdade e Não Discriminação com um conjunto de momentos simbólicos que reforçam o seu compromisso com a promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e consciente.
Foi inaugurada uma exposição sobre “Direitos Humanos” que dá a conhecer os direitos humanos consagrados na Constituição da República Portuguesa através de 16 cartazes ilustrados por 16 dos mais conceituados ilustradores portugueses e que foi produzida pela Associação para a Promoção da Cultura da Criança,
Decorreu também uma reunião com representantes de diversas entidades que, direta ou indiretamente, intervêm na área da deficiência. Este encontro teve como objetivo criar um grupo de trabalho consultivo local para as questões da inclusão, promovendo uma maior articulação entre instituições e uma resposta mais eficaz às necessidades da comunidade. O dia terminou com o hasteamento da bandeira da comunidade surda, símbolo de identidade e sentimento de pertença das pessoas surdas. Este gesto pretendeu dar visibilidade e reforçar a consciencialização sobre as necessidades e os direitos deste grupo da população.
A celebração deste dia recorda que a igualdade e a não discriminação são princípios que se constroem diariamente, através de gestos, diálogo e ações concretas em prol de uma sociedade mais humana e equitativa.

Ningún comentario:
Publicar un comentario