27 de nov. de 2024

ARCOS DE VALDEVEZ

Município e CPCJ de Arcos de Valdevez promovem esclarecimento sobre bullying dirigida a pais/mães e encarregados/as de educação  



O evento decorreu na Escola Básica 2/3/Secundária de Arcos de Valdevez e foi conduzido pela psicóloga Marta Silva, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)
Fotos: C.M. A. de V.


 María Joâo Brito / Arcos de Valdevez

 No passado dia 15 de novembro, o Município de Arcos de Valdevez e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), em parceria com o Agrupamento de Escolas de Valdevez, realizaram uma ação de capacitação para pais/mães/encarregados/as de educação, intitulada “Bullying não tem Vez: O poder dos pais atentos”. O evento decorreu na Escola Básica 2/3/Secundária de Arcos de Valdevez e foi conduzido pela psicóloga Marta Silva, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). 

 A iniciativa reflete a preocupação atribuída no combate ao bullying, reconhecendo os/as pais/mães e encarregados/as de educação como agentes-chave na prevenção desta problemática que afeta o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças e jovens. 

 Durante a sessão, foram exploradas as diferentes formas de bullying, a dinâmica das agressões e as características das vítimas, agressores/as e testemunhas. Marta Silva abordou ainda os sinais que podem indiciar que uma criança ou jovem é alvo de violência ou que assume o papel de agressor/a. Por fim, foram apresentadas estratégias para que os/as pais/mães/encarregados/as de educação saibam agir, caso os/as filho/as e educandos/as sejam vítimas de bullying. 

 Esta sessão constituiu um momento privilegiado para a reflexão sobre o tema, esclarecimento de dúvidas e reforço do seu papel no combate ao bullying, alinhando-se com o compromisso do Município e da CPCJ para com o bem-estar das crianças e jovens de Arcos de Valdevez. 

Ningún comentario:

Publicar un comentario