1 de nov. de 2018

VALPAÇOS (PORTUGAL)

Vai nascer a Associação Portuguesa dos Lagares Rupestres 

· Para cujo acto formal da subscrição de Escritura serão convidadas Autarquias, Universidades, Associações e pessoas a título individual

· Esta iniciativa vai ocorrer no próximo dia 3 de Novembro a partir das 17 horas na Casa do Vinho 




LARUP / Valpaços

 Os lagares rupestres existentes em toda a bacia Mediterrânica estão associados à forma mais primitiva de produzir vinho. Muitos deles anteriores à nossa era e cujo uso se prolongou ao longo dos séculos. Na Península Ibérica está identificado um elevado número destes lagares com particular incidência no Concelho de Valpaços. Reconhecendo-se que estes lagares se localizam, na sua quase totalidade, no interior do país e em afloramentos graníticos, num território envelhecido e cuja desertificação se pretende reverter, a abordagem do enoturismo envolvendo os lagares rupestres, contribuirá para a valorização do território potenciando actividades associadas e, naturalmente, o desenvolvimento da economia local. 

 Assim, visando promover o desenvolvimento do Concelho, a Autarquia de Valpaços com a colaboração de Associações locais promoveu a realização, nesta localidade, do I Simpósio Ibérico de Lagares Rupestres em 2017 a que se seguiram outros encontros transfronteiriços visando não só a troca de informações entre arqueólogos, enólogos e outros interessados no desenvolvimento como preparar a candidatura dos lagares rupestres a Património da Humanidade. Para tanto entendeu-se indispensável a criação tanto em Portugal como em Espanha de duas associações com o objectivo de coordenarem e apoiarem as acções a levar a cabo. 

 Pelas razões apontadas vai nascer no próximo dia 3 de Novembro, em Valpaços, a Associação Portuguesa dos Lagares Rupestres para cujo acto formal da subscrição de Escritura serão convidadas Autarquias, Universidades, Associações e pessoas a título individual. Esta iniciativa vai ocorrer a partir das 17 horas na Casa do Vinho com a acreditação dos candidatos a Sócios Fundadores e a correspondente entrega do Diploma, seguindo-se a subscrição da Escritura de constituição da Associação. Posteriormente ocorrerá uma prova de vinhos, uma degustação de produtos locais e um magusto. O evento será encerrado com a inauguração duma exposição fotográfica de lagares rupestres e um espectáculo cultural. No dia seguinte ocorrerá uma visita a lagares rupestres.

Ningún comentario:

Publicar un comentario