16 de xan. de 2013

VALENÇA

Encontro das Janeiras em Valença




Vitor Salvador / Valença

A Câmara Municipal Valença promove um Encontro de Janeiras, domingo, 20 de Janeiro, às 14h30, na sede do Rancho de Friestas, com a presença de mais de 200 participantes representativos de 9 grupos do concelho.
         Este quarto encontro pretende reviver e incentivar uma manifestação cultural muito enraizada na cultura tradicional valenciana e que, todos os anos, leva muitos grupos a animarem as noites de inverno, cantando porta a porta, os Reis e as Janeiras, durante este mês.
         Uma tarde de melodias típicas dos reis e das janeiras interpretadas pelos 200 participantes representativos do Rancho de Cerdal “Os Camponeses Minhotos”, dos Amigos do Bombinho de Fontoura, do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas, da Associação Cultural de Gondomil, da Escola de Musica de São Pedro da Torre, do Rancho de São Julião, do Luar do Minho, da Tuna Valenciana  e do Grupo de Amigos de Taião.
         Um amplo reportório de canções, das mais inéditas às mais tradicionais, prometem uma tarde muito animada, em Friestas, na sede do Rancho.     
         O Encontro das Janeiras deste ano conta com a colaboração especial do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas, das juntas de freguesia e associações  locais.
         Para Jorge Salgueiro Mendes, “Este Encontro das Janeiras é uma oportunidade de convívio entre os valencianos e de recordação de uma tradição enraizada na nossa cultura popular”.

Ningún comentario:

Publicar un comentario